outubro 08, 2012

Saia de saia

 Saia é uma peça do vestuário utilizada por mulheres para cobrir apenas as pernas. Desde o princípio da história a saia vem sendo usada pelo homem devido ao seu modelo simples e sua grande utilidade. Seu comprimento pode variar, sendo fabricada de algodão ou nylon. Pode ser decorada com detalhes.
De acordo com os padrões de uma época ou a moda, as saias podem ser mais compridas, mais volumosas ou mais justas.

E como surgiu?


É muito difícil precisar quando que a saia começou a ser utilizada, mesmo porque há divergencias quanto o que pode-se considerar saia. Consideraremos neste trabalho como tal qualquer vestimenta que cinje a parte inferior do corpo como um todo, sem divisão entre as pernas. Logo, não é de se adimirar que a primeira peça de roupa foi feita pelos humanos no período mesolítico e tratava-se de um pedaço de pele, sobra de alguma caçada, amarrada pela cintura, no formato de uma saia. Apesar deste passado tão remoto, o primeiro registro que algum destes antigos viventes da terra nos deixou de tal vestimenta é uma escultura suméria, que data de 3000 a.C.
Devido a simplicidade de fabricação, não é de se admirar que mesmo depois dos sumérios, muitas outras civilizações utilizaram a modelagem da saia. Um exemplo disto é o Império Egípcio, que, até onde se sabe, só utilizava na parte inferior de suas vestimentas a saia, ou do poderosissimo Império Romano, onde eram utilizadas túnicas que, na parte inferior, se assemelhavam às nossas saias modernas. Desta maneira, assim que seu império se estinguiu, os seus invasores começaram a absorver alguns de seus apectos culturais, tais quais a vestimenta.
Assim, as túnicas passaram a conviver com as bermudas, atadura e meias, se tornando a vestimenta padrão dos barbaros por muito tempo, modificando-se muito pouco durante este período. A principal caracteristica das roupas neste momento era a pouca diferenciação das mesmas entre os sexo. Na maiorias das tribos/reinos a veste dominante eram as túnicas, sendo que os homens costumavam utilizar as de “saia” mais curtas, fazendo par com meias, e as mulheres as mais compridas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário