fevereiro 14, 2011

As plantas que fazem a cabeça

Estava vendo o site do GNT, que sempre sai umas matérias beem interessantes e achei legal dividir com vcs, essa sobre o poder das pnatas no nossos fios que às vezes nos amam e às vezes nos odeiam. Já conhecia, o "poder" ( vamos dizer assim), da camomila e da babosa, que por sinal também, esse último é um bom cicatrizante e no controle das caspas.
Então, boa leitura girlzz...

A sabedoria popular já colocou as plantas entre os itens indispensáveis de beleza. Não é para menos: ingredientes comumente encontrados em cosméticos, como o aloe vera, são extraídos de plantas – no caso, da babosa. E para os cabelos há plantas e ervas que os deixam bonitos, com a oleosidade controlada e até podem auxiliar no crescimento dos fios.

Antes de se aventurar a fazer o próprio composto, a dermatologista Érica Monteiro desencoraja ao explicar que há cuidados no uso. “Ao usar a planta diretamente, não se sabe a quantidade, a concentração nem a contaminação", explica a dermatologista, que acrescenta ainda a importância do veículo ao qual está misturada a substância ativa – podem ser cremes, espumas, shampoo.

As plantas que fazem a cabeça
Conheça a seguir as propriedades de plantas popularmente conhecidas por serem aliados na beleza das madeixas e que, segundo a dermatologista, já ganharam a atenção dos pesquisadores.

Babosa
A dermatologista explica que a babosa auxilia no tratamento dos fios que, com o uso de secadores, poluição e produtos químicos, ficam com as cutículas danificadas. “Da babosa é retirado o extrato que tem penetrabilidade nos fios, fecha as cutículas e melhora o brilho”.
Jojoba
A planta tem uma função semelhante à da babosa: “a jojoba tem o mesmo tipo de propriedade. É selante, tem ação antiinflamatória e antioxidante”.

Sálvia
“A ação mais importante é a antiinflamatória”, explica Érica. Ela ressalta que esta é uma das propriedades mais importantes para o cabelo. Para potencializar o efeito: “o uso do silicone como veículo ajuda a selar a cutícula”.

Alecrim
“Antiinflamatório, ajuda no controle da oleosidade”, explica Érica.

Jaborandi
“O jaborandi tem propriedades que estimulam a circulação sanguínea. Com mais oxigenação, os cabelos ficam fortalecidos”. Por isso, a planta é muito usada para auxiliar no tratamento para crescimento de cabelo.

Camomila
“A camomila tem ação clareadora, promove a despigmentação do fio. Os cabelos ficam mais claros". Ela acrescenta que inclusive serve para os mais escuros. Mas para isso, a médica não recomenda usar o chá. “O veículo do chá, a água, acaba ressecando, desidratando o cabelo”. Vale investir em produtos com a substância.


Nada também de se expor ao sol para potencializar o efeito clareador. A dermatologista adverte que isso pode provocar manchas se o produto escorrer. “Os produtos não têm esta indicação. A química dos condicionadores, leave-in, reagem à radiação ultravioleta ao longo do dia. São feitos para aplicar e ficar exposto à radiação do dia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário