dezembro 03, 2010

Customize seus sapatos

Tenho alguns sapatos que não uso mais porq enjoei, ou porque já estão velhinhos...
Tive um insight e comecei a procurar no google, customização de shoes e achei essas dicas super legais e resolvi compartilhá-las.
Espero que curtam dolls :)
Se você tem um monte de sapatos, mas já enjoou de todos eles, deve ter uma dúvida comum a todas as mulheres: Será que eu mesma posso modificá-los para dar uma renovada? Segundo a designer de sapatos Adriana Serretti, a resposta é sim. Levando em conta o material e as tendências, dá pra dar uma nova cara ao sapato antigo e continuar usando por muito tempo.
Mas se a dúvida é sobre quais os materiais a serem utilizados na hora da transformação, Adriana garante que são diversos. “Quando for costurar, o ideal é usar agulha e nylon. Mas se o sapato não permitir e você tiver que colar, é possível usar a cola de sapateiro ou então uma cola especifica para o material usado”, ensina Adriana Serretti.
Agora se você quiser interferir o mínimo possível no sapato dá para usar também uma espécie de broche de pressão, que você pode colocar e tirar a hora que bem entender.

Dicas:

A seguir Adriana Serretti ensina quais os materiais ideais para serem transformados e deixar o sapato com uma cara incrível.

Couro

No couro comum o ideal é mesmo costurar. “O melhor é sempre procurar a costura do sapato, para interferir o mínimo possível e dar um acabamento bacana à peça”, ensina Adriana. Se quiser usar cola também é possível, mas não é tão aconselhável já que pode danificar o sapato na hora de retirar. “Se colar for inevitável, por exemplo, quando se deseja aplicar uma ferragem, você deve colar a peça em um pedaço de camurça para depois colar no couro”, ensina a designer.

Camurça

Na camurça vale a dica do couro. A cola adere bem à camurça, mas se desejar desfazer a customização provavelmente não dará certo. O melhor mesmo é costurar em cima da costura existente com a linha em nylon e a agulha.

Couro de cobra e jacaré


No caso desse couro mais cheio de detalhes, Adriana acredita que é muito difícil dar uma aparência bacana à peça customizada. “Esse tipo de material texturizado não é legal de ser transformado porque ele já é bonito por si só. Além disso, são peças que já passam muita informação”, explica.

Pêlos

Os pêlos são ótimas opções para customização. “Com os pêlos dá para colocar detalhes em verniz e fica muito bacana. Além disso, nesse tipo de material é possível colar e costurar que a peça dificilmente sofre danos”, explica Adriana.

Palha

A palha é um material muito fácil de ser trabalhado. “Na palha é possível costurar, bordar, colar, colocar renda. Isso porque o entrelaçado que o material apresenta faz com que o manuseio seja mais fácil”, explica Adriana.

Gliter, paetê e lantejoula

Antigamente era muito comum os sapatos serem customizados com esses materiais. Hoje eles já vêm prontos dessa forma. Adriana alerta: “Esse tipo de material também traz muita informação, então não aconselho customizar esse tipo de sapato”.

Tela

As sapatilhas em tela são muito interessantes para serem modificadas assim que a vontade bater. A tela, assim como a palha, é um material fácil de trabalhar, mas a especialista adverte: “Apesar de mais fácil de costurar, as sapatilhas em tela não possuem forro, então é preciso ficar de olho no acabamento, para o trabalho ficar bacana”.

Chinelo

É comum ver a customização das sandálias de borracha, mas por que não fazer uma transformação totalmente diferente do que já se viu por aí? Adriana dá uma dica valiosa na hora de customizar seu chinelo. “Retire as tiras de sua sandália. Faça, ou peça para sua avó preparar uma sapatilha de crochê. Depois, costure utilizando a base do chinelo”, ensina. Você ficará com uma sapatilha incrível e exclusiva.

Botas

As botas estilo montaria, que são tendência há alguns invernos, também podem ter uma cara nova. A designer explica que é possível dar brilho e vitalidade ao couro de sua bota com alguns produtos específicos. “Vale a pena pesquisar e reciclar sua bota”, diz Adriana. Mas se você está cansada de usar a bota sempre da mesma forma é possível colocar polainas por cima, por exemplo. “Uma polaina dá uma cara incrível ao look, ou então uma meia dobrada por cima da bota também fica bem legal”, ensina a especialista.


para ver a matéria completa :
http://modareciclada.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=24

Um comentário:

  1. A Cascola foi a primeira marca de colas de contato (cola de sapateiro) que baniu o toluol - solvente que pode causar danos ao sistema nervoso central quando inalado - de toda sua linha de produtos, substituindo-o por um solvente que tem apenas um terço de sua toxicidade, sem potencial de abuso. O assunto foi noticiado pela revista Época, em 23/11/2009. Veja o que diz a matéria:

    Link internet: http://migre.me/2dfQh
    Link Flickr: http://migre.me/2dgFP

    ResponderExcluir